[Guia] N’aix, the Lifestealer

[INT] 1] Introdução:
Informações, comentários e justificativas iniciais.
Pontos Positivos e Negativos do herói.
Introdução.
[SKL] 2] Skill Build
[ITM] 3] Item Build:
a] Comentários a respeito de itens recomendáveis e/ou viáveis.
b] Comentários sobre itens não recomendados ou extremamente situacionais.
[STT] 4] Estratégias
[GAE] 5] Bons aliados e Péssimos inimigos.
[CFS] 6] Considerações finais.

1] [INT]

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a] Informações, comentários e justificativas iniciais

Devido ao incrível número de pessoas que eu tenho visto criticar e ridicularizar esse herói eu resolvi escrever um guia para tentar elucidar um essas algumas pessoas quanto à sua não completa inutilidade. Como já vi algumas pessoas dizerem, (e eu concordo completamente com isso) : “N’aix sem itens é O PIOR herói do jogo, mas N’aix com os itens corretos, um DOS MELHORES heróis do jogo.” E é justamente possível que qualquer jogador que se preze ao se deparar com um Nai’x adversário em sua lane fará de tudo para dificultar sua vida, se aproveitando dos seus pontos fracos, e convenhamos não são poucos. Muitas pessoas acostumadas aos public games com jogadores de baixo nível, que estão acostumados a conseguir scores finais como 30/2 e builds finais de mais de 20k se sentem indignados quando ouvem alguém declarar que o N’aix é o pior herói do jogo, se você é uma dessas pessoas se acostume com isso e procure aceitar pois essa é uma verdade irrefutável, e é justamente por isso que estou escrevendo esse guia, para tentar mostrar que não é impossível se dar bem num game de bom nível utilizando o pior herói do jogo.

N’aix – The Lifestealer –
Range: 100 | | Move Speed: 295 | Primary: STR
Str: 15 + 1.4 | Agi: 26 + 4.05 | Int: 15 + 1.5
Dano: 39 – 49 | HP: 435 | Mana: 195
HP Regen: 0.7 | Mana Regen: 0.61
Attack Speed: 1.26 (+ 26% IAS) | Armor: 4.7

QUOTE

Tabela completa de status:

Level Damage STR AGI INT HP Mana Armor AttackSp HPReg ManaReg
Level 1 39 – 49 15 26 15 435 195 4.7 1.26 0.7 0.61
Level 2 40 – 50 16 30 17 454 221 5.2 1.32 0.73 0.69
Level 3 42 – 52 18 34 18 492 234 5.8 1.25 0.79 0.73
Level 4 43 – 53 19 38 20 511 260 6.4 1.23 0.82 0.81
Level 5 45 – 55 21 42 21 549 273 7 1.18 0.88 0.85
Level 6 46 – 56 22 46 23 568 299 7.5 1.16 0.91 0.93
Level 7 47 – 57 23 50 24 587 312 8.1 1.12 0.94 0.97
Level 8 49 – 59 25 54 26 625 338 8.7 1.1 1 1.05
Level 9 50 – 60 26 58 27 644 351 9.2 1.06 1.03 1.09
Level 10 52 – 62 28 62 29 682 377 9.8 1.04 1.09 1.17
Level 11 53 – 63 29 67 30 701 390 10.5 1 1.12 1.21
Level 12 54 – 64 30 71 32 720 416 11.1 0.99 1.15 1.29
Level 13 56 – 66 32 75 33 758 429 11.7 0.96 1.21 1.33
Level 14 57 – 67 33 79 35 777 455 12.2 0.94 1.24 1.41
Level 15 59 – 69 35 83 36 815 468 12.8 0.92 1.3 1.45
Level 16 60 – 70 36 87 38 834 494 13.4 0.9 1.33 1.53
Level 17 61 – 71 37 91 39 853 507 14 0.88 1.36 1.57
Level 18 63 – 73 39 95 41 891 533 14.5 0.86 1.42 1.65
Level 19 64 – 74 40 99 42 910 546 15.1 0.85 1.45 1.69
Level 20 66 – 76 42 103 44 948 572 15.7 0.82 1.51 1.77
Level 21 67 – 77 43 107 45 967 585 16.2 0.82 1.54 1.81
Level 22 68 – 78 44 111 47 986 611 16.8 0.79 1.57 1.89
Level 23 70 – 80 46 115 48 1024 624 17.4 0.79 1.63 1.93
Level 24 71 – 81 47 119 50 1043 650 18 0.76 1.66 2.01
Level 25 73 – 83 49 123 51 1081 663 18.5 0.77 1.72 2.05

Descrição das Skills

QUOTE

Feast (F) –
N’aix recupera sua força vital devorando seus inimigos.
Level 1 – Recupera 10% do dano do ataque.
Level 2 – Recupera 20% do dano do ataque.
Level 3 – Recupera 30% do dano do ataque.
Level 4 – Recupera 40% do dano do ataque.

Comentários: Essa é a skill primordial do N’aix, é justamente ela que lhe confere o nome de Life Stealer (Ladrão de Vidas), por motivos obvios.

QUOTE

Poison Sting (T) –
O ataque do N’aix é capaz de envenenar a vitima, fazendo com que sofra uma pequena perda de vida periodicamente e causando uma grande diminuição na sua velocidade de deslocamento.
Duração: 2 segundos
Level 1 – Causa 2 de dano por segundo e diminui o move speed em 10%.
Level 2 – Causa 4 de dano por segundo e diminui o move speed em 20%.
Level 3 – Causa 7 de dano por segundo e diminui o move speed em 30%.
Level 4 – Causa 10 de dano por segundo e diminui o move speed em 40%.

Poison Sting permite que o Nai’x se torne um caçador de cabeças, pois dificilmente alguém que é tido como alvo consegue fugir apenas correndo.

QUOTE

Anabolic Frenzy (Z) –
Aumenta o attack speed e move speed do Nai’x.
Level 1 – 3% move speed and 10% attack speed.
Level 2 – 5% move speed and 20% attack speed.
Level 3 – 7% move speed and 30% attack speed.
Level 4 – 9% move speed and 40% attack speed.

Anabolic Frenzy age em perfeita sinergia com as duas skills supracitadas, pois aumenta o atack speed favorecendo a recuperação de life com Feast e o move speed o que lhe confere uma vantagem ainda maior sobre a unidade que sofre efeito do Poison Sting.

QUOTE

Rage ® –
Rage torna o N’aix invulnerável à maioria das magias, além de não sofrer nenhum dano mágico. Fora isso também recebe um bônus de dano enquanto Rage estiver ativado.
Level 1 – Adds 10 bonus damage and lasts for 10 seconds.
Level 2 – Adds 15 bonus damage and lasts for 15 seconds.
Level 3 – Adds 20 bonus damage and lasts for 20 seconds.
Mana Cost: 150/ 200/ 250
Cooldown: 90

Rage é a uma das marcas registradas desse heroi, permite que ele fique imune a qualquer tipo de dano mágico por um determinado tempo, isso aliado ao seu altíssimo “potencial” de DPS lhe transforma num pesadelo para a maioria dos casters.

b] Pontos positivos e negativos do herói, (sim ele tem pontos positivos… =P)

– Prós

Atack speed altissimo.
Move speed muito alto.
Armor muito alto.
Quase não depende de mana.
Late game extremamente forte.

– Contras

Extremamente frágil early game.
Não possui nenhum nuke.
Não possui nenhuma skill “efetiva”para fuga.
Alvo constante de armadilhas e emboscadas.
Obrigatoriamente dependente de itens.

c] Introdução

Posso dizer por experiência própria que uma coisa que acontece com bastante freqüência é supor o quanto um herói será útil em um jogo pensando nele com os itens que você pretende fazer, é um erro que provavelmente não poderá ser reparado e em muitos casos nem mesmo remediado. Um exemplo disso seria o time inimigo escolher Medusa, Krobelus, Nevermore, Lich e Venomancer e você escolher Treant Protector pensando: “Eles são mais fortes early game, mas quando eu tiver Guinsoo, Linkens e Refresher vou acabar com a alegria deles!”
Agora pare e reflita por outro ângulo, você controlando qualquer um desses heróis deixaria um Treant Protector creepar e evoluir livremente na sua lane? Se você tem o mínimo de noção de como controlar a lane pode apostar que não.
Uma situação parecida acontece SEMPRE que você estiver controlando um N’aix, pois absolutamente todos os outros heróis do jogo levam vantagem sobre ele no early game, portanto não comece o jogo com a mentalidade de quem já tem Aegis + Rapier, e sim de quem está sobre extrema desvantagem.

2] [SKL]

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1. Feast
2. Anabolic Frenzy
3. Feast
4. Anabolic Frenzy
5. Feast
6. Rage
7. Feast
8. Anabolic Frenzy
9. Poison Sting
10. Poison Sting
11. Rage
12. Anabolic Frenzy
13. Poison Sting
14. Poison Sting
15. Status
16. Rage
17-25. Status

Explicações e comentários:

1) Por que Feast + Anabolic Frenzy é a combinação de skills mais indicada para se iniciar o jogo?

Porque você com toda certeza será alvo de nukes e harass o tempo todo, sua única forma de tentar minimizar essas dificuldades é recuperar seu life fazendo com que os esforços inimigos para te suprimir tenham sido em vão, você poderá fazer isso de maneira mais eficiente aumentando o quanto antes a porcentagem de life recuperado em relação ao dano causado, ainda que inicialmente esse dano seja muito baixo, juntamente com isso Anabolic Frenzy permite que você efetue um numero maior de ataques num menor espaço de tempo, agindo em perfeita sinergia com Feast, além do move speed bônus que é muito bem vindo, já que você vai ter que micrar o tempo todo para se manter no range do XP, tentar pegar os last hits e fugir do range dos nukes.

2) Por que não usar Poison Sting nos primeiros levels?

A resposta é bem simples, Poison Sting é uma skill apropriada para “caçar” outros heróis, ela lhe da boas chances de que eles não consigam escapar de você. Agora pense, quem iria fugir de um herói com dano base inicial 39-49 que ganha 1.4 de dano a cada level? O fato de você regenerar entre 10% e 40% do dano que causa não faz de você nenhum “highlander” levando em consideração que esse dano é extremamente ridículo. A hora mais propicia para se colocar pontos em Poison Sting será mais bem discutida em “Estratégias Avanssadas/Early game”.

3) Por que não pegar nenhum level em Status?

N’aix é um herói que precisa essencialmente de bônus em um de seus atributos, e no caso é força, ele tem o maior ganho de agilidade por level, e usa apenas uma magia ativavel, portanto não necessita de inteligência ou mana adicionais, além de tudo é um herói extremamente dependente de suas skills para obter um desempenho razoável. Portanto investir em status não é uma idéia muito boa até que tenha maximizado suas skills, para compensar essa deficiência você deve tomar algumas medidas que serão discutidas no item “Item Build/Itens primários”.

4) Já que N’aix é um herói tão insignificante early game por que gastar 1 ponto em Rage no lvl 6?

A explicação é muito lógica, N’aix é um péssimo farmer de early game, alem do seu controle de lane que é quase nulo, nessas circunstancias pode ter certeza que farão o possível para te matar, e tudo que você puder fazer para evitar uma morte nessa etapa do jogo (que provoca um atraso imenso na compra de itens) é mais do que válido, lembrando também que N’aix é com certeza um dos heróis mais visados para emboscadas e armadilhas, e nesse caso é quase certo que sem Rage você seja uma presa muito fácil.

3] [ITM]

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Nesse ponto do guia vou me dedicar a tentar fazer algumas sugestões quanto a alguns itens que considero ideais e justifica-las da melhor forma possível, também vou tentar ser bem claro quanto ao seu uso circunstancial e também tentar descrever algumas estratégias básicas para seu uso. Também vou fazer algumas subdivisões tanto quanto a etapa de jogo ideal para cada item e o tipo de build que se obtem com eles.

Itens primários

Para os itens primários vou sugerir apenas uma opção que julgo como útil e eficiente independente da linha “evolutiva” que você pretende seguir com o herói.

1. Animal courrier
2. X Belt of gant strength
3. X Flask of Sapphire Water
4. Scroll of twn portal
5. Boots of speed

Cálculos de considerando N’aix lvl 8 com 1,2 e 3 Belts of giant strength

1 Belt -> HP: 625; Armor: 8.7; EHP: 1125
2 Belt -> HP: 853; Armor: 8.7; EHP: 1298
3 Belt -> HP: 967; Armor: 8.7; EHP: 1472

Ou Seja consegue-se obter 174 de EHP para cada Belt graças ao imenso armor do N’aix.
Pode não parecer muito como um dado apresentado assim sozinho, mas quando aparecem as comparações percebemos de quanta eficiência estamos falando. Pois um Centauro no lvl 8 com Great fortitude + 1 Belt teria 1660 de EHP, e um Tiny nolvl 8 com os mesmos 3 Belts teria 1436 de EHP.

Questões a respeito da escolha:

1)Por que Belts of Giant Strength?

A fragilidade do N’aix ao começar o jogo não precisa ser repetida, pois já foi exaustivamente citada. Essa deficiência pode ser facilmente explicada pela seu HP inicial, 435, e um ganho de 1.4 por level em força, resultando em um ganho de 26.6 HP adicionais por level. Para para tentar contornar essa imensa desvantagem faça uso de Belts of Giant Strength, compre-os utilizando a galinha sempre que conseguir juntar 450 de gold.
Belts irão lhe proporcionar um ganho de +6 de força, isso significa um aumento de 114 HP, o que só seria possível através do ganho de força por level depois do do level 5, e com um ponto positivo importantíssimo, N’aix ganha dano com os itens que lhe conferem força, minimizando um de seus pontos negativos do early game, o dano baixíssimo.
Esse ganho de pontos em força permite que você melhore muito sua capacidade de tentar competir com o adversário pelos last hits, além de lhe proporcionar life suficiente para contornar os eventuais nukes e harass.

Aconselho também que juntamente com o primeiro Belt seja comprado um Flask, pois N’aix será sempre um potencial candidato a First Blood, e é possível que após uma investida inimiga lhe reste muito pouco life, e você entrará no seguinte dilema: “Voltar até a base e recuperar meu life abrindo mão do XP e do possivel gold, ou arriscar uma tentativa de permanência podendo morrer?”. Para responder essa pergunta apenas use a inteligência, ainda que o inimigo tenha gastado toda sua mana é praticamente certo que sua mana irá se regenerar muito mais rápido do que o life do N’aix, além do mais o custo de mana da magia será bem inferior ao extrago que ela provocará no seu life, arriscar uma regeneração ativa com Feast estando com muito pouco life é a chance que seu inimigo espera para te finalizar e ganhar aqueles tão preciosos 100 de gold + XP. Use um Flask sempre que julgar necessário.

2) Não seria melhor fazer Bracers ao invés de Belts?

Definitivamente não, para um herói que farmar uma mínima quantidade de gold já é um grande desafio qualquer economia é válida, 1 Bracer custa 510, 1 Belt custa 450, 60 de gold +1 creep morto já podem ser revertidos em 1 Flask. Além do que muitos bônus do Bracers serão extremamente desnecessários, o ganho de força será o mesmo que o obtido através de Belts, agilidade proveniente do Bracer é dispensável visto que o ganho passivo a cada level é de 4.05, e o bônus de inteligência será um completo desperdício pois sua única magia com custo de mana é Rage, que tem couldown de 90 segundos.

3) Quantos Belts devem ser comprados?

É uma questão que deixei em aberto, pois isso é extremamente circunstancial, depende extremamente de quanto tempo você leva para compra-los, do(s) herói adversário que está na lane com você e de como eles se comportam. Eu recomendo que sejam comprados Belts enquando for necessário, mesmo que esse número supere 3 em alguns casos, compre-os até perceber que consegue sobreviver aos nukes, harass e competir pelos creeps, e pode acreditar, uma hora esse momento vai chegar.

4) Não comprar bota de inicio é burrice?

Pode apostar que não, a bota não irá lhe proporcionar dano, resistência e muito menos HP extra, que são tudo que N’aix precisa no early game. Aconselho adiquirir uma bota em situações muito especificas, como enfrentar heróis com Shadow Strike, Frost Nova e similares, mas ainda assim friso a importância de direcionar esse gold inicial para Belts e eventuais Flask.

5) Quando usar o Scroll of Town Portal?

Como já dito anteriormente é muito provável que você seja alvo constante de armadilhas, a combinação Rage+TP lhe da grandes chances de sair vivo, mas é importante que você não tente matar um dos heróis pra somente quando estiver com 25% de life tentar usar o TP, não exite em fugir, pois essencialmente um bom early game pra um N’aix consiste em sobreviver. Antes do lvl 6 use o TP sempre que julgar necessário caso o tenha, mas após lvl 6 recomendo que sempre tenha 1 em mãos para um possível Rage+TP. Uma outra boa opção é sair da base com 1 TP, para uma imediata troca de lane caso uma outra seja mais propicia à sua sobrevivência.

Itens Secundários (parte I)

Nessa sessão vou fazer algumas considerações a respeito das possibilidades de evolução a partir da build primária, mas tenha em mente que as finalidades dessas builds dessa etapa continua sendo manter a sobrevivência do N’aix, e prepara-lo para o late game.
Aqui você começa a construir os alicerces para obter um alto índice de DPS que é o que efetivamente faz com que ele desempenhe corretamente seu papel de damage dealer/tank.
Logo em seguida vou apresentar alguns cálculos para justificar tais escolhas.

Build Secundária (genérica)

1. Boots of Speed
2. Belts of Giant Strength
3. Ogre Axe
4. Demon Edge
5. Quarter Staff

Boots of speed (500), 3 Belt of giant strength (1350), 1 Ogre Axe (1000), Quarter Staff (1150), Demon Edge (2600): Total = 6600

Cálculos considerando N’aix lvl 15, com o inventório acima citado.

EHP: 1377*(1+0.06*12.8) = 2435
DPS: 145*235/126 = 270

Comentários:

1- Pode não parecer nada absurdo, mas lembre-se que estamos falando do pior herói do jogo no lvl 15 e com uma build de 6600 de custo. E é importantíssimo ressaltar que contra heróis que apresentem uma média de 5 de armor esse dano EFETIVO chega a 189 por segundo, o que proporciona uma regeneração de 76 HP por segundo através do Feast, na lane isso te da praticamente total autonomia para sobreviver a qualquer combo de nukes e ainda em poucos instantes restaurar completamente seu HP, pois em creeps com 1 de armor sua regeneração será de 243 HP/sec, e em creeps com 0 de armor será 270 HP/séc.

2- É bem possível que em muitos jogos a essa altura do jogo você ainda não tenha conseguido adquirir todos esses itens, mas de preferência aos itens que dêem mais capacidade de sobrevivência ao N’aix como Belts e Ogre Axe, que graças a Deus ainda são os mesmo que ainda irão lhe conferir algum bônus de dano, isso lhe permite uma certa autonomia para recorrer aos creeps neutros para conseguir gold extra ou mesmo regenerar seu life em determinadas situações.

3- Se perceber que na situação em que se encontra você estiver farmando razoavelmente devido a falta de ofencividade do inimigo ou por extrema destreza de sua parte e achar que não é preciso adicionar mais itens de força ao inventório não exite em juntar para itens mais dispendiosos como Demon Edge ou um eventual Reaver. Momentos como esse são raros para um N’aix e é importante que você saiba percebe-los e aproveita-los.

Itens Secundários (parte II)

1. Boots of Speed
2. Belts of Giant Strength
3. Ogre Axe
4. Demon Edge
5. Quarter Staff
6. Monkey King Bar recipe
7. Hyperstone
8. Messerschmidts Reaver

Boots of speed (500), 1 Ogre Axe (1000), Belt of giant strength (450), Quarter Staff (1150), Demon Edge (2600), Monkey King Bar recipe (1650), Hyperstone (2450), Messerschmidts Reaver (3200): Total = 13000

Cálculos considerando N’aix lvl 21, com o inventório acima citado.

EHP: 1746*(1+0.06*16.2) = 1746*1.972 = 3443
DPS (físico): 197*274/126 = 428
DPS (mágico): 1*0.33*100 = 33
DPS (total): 461

Comentários:

1- Agora a coisa já parece ser bem mais interessante correto? Um DPS total de 453 não é nada mal, se esse valor for aplicado sobre uma unidade com 8.8 de armor (Rastha lvl 21 sobre efeito de um Ring of Basilus) resultará em 214 DPS, proporcionando uma recuperação de 86 HP/sec, já em creeps ou unidades com armor muito baixo a regeneração é gira em torno de 150 HP/sec.

2- O armor do N’aix nessa etapa do jogo é alto o suficiente para praticamente dobrar seu HP em relação a dano físico, isso faz com que você consiga enfrentar mais de 1 inimigo de uma só vez desde que tenham um baixo DPS pois você receberá dano de forma gradual e esparsa ou então uma quantidade de dano alta em apenas um momento podendo recuperar rapidamente essa perda com Feast, caso você acione Rage estará completamente imune ao dano mágico, contra o qual você só tem 25% de resistência, contra os 51% de redução de dano físico, facilitando muito seu trabalho.

3- Monkey King Bar é o item mais que perfeito para o N’aix, pois confere dano, IAS, chance de causar 100 de dano extra, o que é muito bem aproveitado devido ao seu altíssimo AS, e ainda permite que ele cause microstuns que tem diversas finalidades, como cancelar channelings, anular comandos, cancelar animação de ataque entre outras. Além de tudu a porcentagem de chance do microstun+dano é maior que a de causar dano critico utilizando uma Buriza, esses 30% de chance de causar 100 de dano são bem melhor aproveitados no N’aix a principio visto que seu dano é ridiculamente baixo, além de tudo esse bônus no caso de heróis meelee é mágico, e sofre menor diminuição em unidades com mais que 4 de armor.

Itens Late Game

1. Boots of Speed
2. Belts of Giant Strength
3. Ogre Axe
4. Demon Edge
5. Quarter Staff
6. Monkey King Bar recipe
7. Hyperstone
8. Messerschmidts Reaver
9. Vitality Booster
10. Heart of Tarrasque recipe
11. Boots of Travell recipe
12. Sange recipe
13. Broadsword
14. Blades of Atack
15. Crystalys recipe
16. Demon Edge
17. Buriza recipe
18. Blade of Alacrity
19. Boots of Elvenskin
20. Yasha recipe
21. Sange & Yasha recipe

Cálculos considerando N’aix lvl 25, com o inventório acima citado.

EHP: 2350*(1+0.06*20.8) = 2350*2.25 = 5287.5
DPS (físico): 453.6*298/126 = 1073
DPS (magico): 1/3*100 = 33
DPS (total): 1106 / 1199

Comentários:

Parece bem dispendioso? OBVIO… Agora a questão é a seguinte, com Monkey King Bar + Reaver você vai efetivamente matar TODAS as creeps de qualquer wave, e pode facilmente matar praticamente qualquer heroi que esteja dando sopa pelo mapa sozinho ou mesmo acionar Rage e matar 1 ou 2 herois ainda que na presença de todo o time adversário e sair vivo, isso lhe proporciona um rendimento de gold extremamente alto e continuo, se o jogo prosseguir recomendo que você vá adquirindo os itens na seqüência listada, mas com certeza é muito provável que o jogo acabe antes de completar seu set.

Essa é uma opção para situações em que o time está dependendo extremamente de você e nas quais você não pode contar muito com eles. Pode parecer irônico o time se tornar dependente do desempenho do pior herói do jogo para obter êxito numa partida, isso pode acontecer em algumas das situações abaixo listadas:

a- Se estranhamente seus aliados ao invés de você tenham sido muito visados e efetivamente anulados ao decorrer do jogo e se tornaram presas fáceis para a maioria dos inimigos, sendo assim o Orb Effect escolhido seria o MAIN, pois ele tornará você quase alto-suficiente no que diz respeito a impedir a fuga de um adversário, além do que o movespeed extra conferido pela Sange & Yasha + Boots of Travell te permite tanto alcançar heróis em fuga como fugir em casos onde você perceba que não é possível sobreviver, além de fazer com que você percorra o mapa de acordo com as necessidades com extrema facilidade.

b- Se seu time não apresenta um entrosamento satisfatório para que o teamplay consiga prevalecer, nessa situação faz-se extremamente útil sua característica “individualista”. Percebemos que graças ao imenso armor que o N’aix apresenta seu HP de 2350 se tornam efetivamente 5287.5 contra danos físicos, o que não é pouca coisa, lembrando que graças ao seu potencial de DPS ele é capaz de matar heróis com armor médio em pouquíssimos segundos alem de regenerar quantidades absurdas de life.
É importante frisar que mesmo que o jogo não dure o bastante para terminar esse set com apenas +2500 em relação à listagem anterior (Point booster –1200- e Heart of Tarrasque recipe-1300-) você encerrará seu ganho de EHP por meio de itens, os subseqüentes serão apenas para incrementar seu DPS e conseqüentemente sua regeneração ativa.

a] Comentários a respeito de itens recomendados e/ou viáveis

Battlefury: Certamente passou a ser um item muito viável para qualquer herói dano dependente, pelo seu baixo custo, ausência de recipe e pelos ótimos bônus, porem itens de dano que aproveitem melhor o altíssimo atack speed do N’aix (itens com % de chance de causar dano extra) são mais eficientes, todavia o baixo custo dos componentes e o gradual e rápido aumento do dano pode tornar esse item muito útil para abrir seu jogo após alguns itens de strength como anteriormente recomendado.

Black King Bar: Um item totalmente situacional, que apesar de contra com componentes muito baratos tem um recipe muito caro, o que o torna muitas vezes inviável. Confere um ganho razoável em Strength e um pequeno dano além da habilidade de Avatar. Agora você provavelmente está se perguntando fazer um item com a skill avatar para um herói cujo ultimate é a mesma skill porém com duração ainda maior. A resposta é um tanto quanto simples, existem skills com ação física que são capazes de efetar o N’aix durante a duração do Rage (Ensnare, Entangle, Purge, Black Hole, etc), porém se o Rage for acionado depois liberta o N’aix desse efeito físico, mas você não tem ter certeza que será alvo de um desses efeitos e não de um Disable efetivo como Shackless ou Voodoo para se arriscar sem Rage, portanto entrar na batalha com Avatar do Black King Bar e poder acionar Rage subsequentemente para se libertar é muito válido em alguns casos. Além de suprir uma eventual ocasião onde Rage esteja em couldown.

Crystalys / Buriza: Crystalys é um ótimo item, pois a chance de causar dano critico colabora muito para o aumento dos índices de DPS, visto o altíssimo atack speed em questão, além de tudu é um item barato e tem a possibilidade de upgrade para Buriza, que conferirá mais dano e aumento nas chances de dano critico, além de um multiplicador de dano maior. Só não é aconselhável como item para se iniciar o jogo, mais aconselhável após Monkey King Bar, Hyper e Reaver, em resumo no late game.

Stygian Desolator: Ótima escolha para um midd game pelo preço de seus componentes, você pode começar adquirindo os 2 Hammers e depois juntar dinheiro para um Reaver, ai então gastar com o recipe do Desolator, pois o orb corruption aumentará MUITO o dano efetivamente causado em unidades com armor médio/baixo, e conseqüentemente favorecendo muito sua regeneração ativa pelo Feast, e late game será um orb extremamente útil, pelos mesmos motivos, só que com um detalhe que fará toda diferença, todos os damage dealers precisam de altos índices de DPS para poder matar. N’aix além disso precisa de um alto DPS para sobreviver.

Heart of Tarrasque: Sem dúvida nenhum um dos melhores itens para o Lifestealer, ele supre como nenhum outro suas deficiencies em Strength/Life, além de proporcionar uma regeneração passiva altíssima. É importante lembrar que os 965 de HP conferidos pelo item mais que dobram em relação a danos físicos, graças ao altíssimo armor do N’aix.

Healm of Dominator: Ótimo item, acrescenta 30% de EHP físico, 15% de Life Leech extras, 10 de dano e ainda a capacidade de dominar 1 creep. Porém somente indicado se já houver uma intenção prévia de posterior upgrade para Satanic. Quanto à escolha do creep a ser dominado existem opções muito boas, O centauro e o Ursa que possuem boas auras e stun em área de 2 segundos, além de serem fisicamente muito resistentes, o Ogre azul que fornece Frost armor de +8 (48% de EHP físico), e o famoso e imba Kobold com sua aura de 15% de move speed bônus.

Hyperstone: Um item dispensado pela maioria dos players, mas que faz TODA a diferença quanto à sobrevivência do N’aix, pois 55% de atack speed bônus para um herói que tem base atack rate 1.26 é muita coisa, isso proporciona um aumento MUITO significativo nos índices de DPS, principalmente depois de um Monkey King bar, fazendo com que você
alem de finalizar inimigos muito mais rápido incremente muito sua regeneração ativa.

Kelens Dagger of Scape: Esse é o único item que não proporciona nem dano nem HP que eu considero extremamente plausível ser usado no N’aix, em determinadas situações, ela lhe permite tanto entrar em batalhas de surpresa (mesmo esse não sendo o comportamento mais aconselhável pois pode comprometer outros membros da equipe), perseguir inimigos muito distantes e permanecer em um combate desfavorável até o ultimo segundo deduração do Rage, sendo essa ultima utilidade talvez a mais importante.

Monkey King Bar: O melhor item de dano puro para se iniciar o aumento de DPS do N’aix, pois além de proporcionar um dano muito alto, tem 30% de chance de causar 100 de dano + microstun, o que age em perfeita sinergia com o seu grandioso atack speed, como se não fosse suficiente ainda confere 15% de atack speed extra.

Satanic: É extremamente útil, pois lhe confere 25 de Strength, 5 de armor (30% de EHP) e outros 23% de lifesteal, porem recomendo que seja adiquirida após Heart of Tarrasque, ou então que os 2 Reavers sejam adquiridos seqüencialmente, resultando em 50 de Strength (50 de dano e 950 de HP) sem nenhum gasto com recipes, e depois utilize os Reavers da forma que lhe for conveniente.

b] Comentários sobre itens não recomendados ou extremamente situacionais

Aegis of Imortal: Um item muito bom, pois proporciona 10 de armor (60% a mais de EHP contra danos físicos) e 35% de redução de dano mágico, mas pra que redução de dano mágico para um herói que passa a maior parte do tempo nas batalhas imune a magia? Em todo caso se você quiser tentar partir para uma posterior Divine Rapier a Aegis é excêncial.
Mas é mais aconselhável priorizar itens de Strength / Dano.

Cranium Basher: Um item que funciona muito bem nas mãos de um N’aix, pois ele apresenta um atack speed altíssimo, mas o preço e o gasto de um slot não compensam o dano extremamente baixo e a chance de causar bash, além do item proporcionar apenas 3 de strength, isso potencializaria as características já naturalmente elevadas de individualidade do N’aix tornando-o um alvo fácil em team battles.

Difusal Blade: Seria um item realmente muito útil, porém não efetivo quando pensamos no N’aix como dano/life dependente. Purge seria uma ótima skill adicional para o N’aix porém os seguintes fatos deve ser analizados, se você optar por fazer um Difusal no começo do jogo automaticamente estará atrasando seus itens de dano/life, o que pode ser muito arriscado, se a escolha for uma Difusal no late o purge provavelmente já se tornou dispensável, pois você terá um move speed e slow altíssimos, além é claro da ajuda de seus aliados, concluindo é muito útil porém dispensável, melhor se for feito por um de seus aliados.

Divine Rapier: Se você achar que pode tentar farmar esse item extremamente caro juntamente com sua quase inseparável e antecessora Aegis vá em frente, você vai conseguir se tornar mais Tank do que já é, vai atrair literalmente TODO o dano e esforços adversários para ser neutralizado. E caso isso seja feito com sucesso você perderá apenas 7800 de gold.

Eye of Skadi: Um dos melhores itens do jogo que nas mãos de um N’aix se transformam em um dos maiores desperdícios de gold. Seus componentes são extremamente dispendiosos além do que proporcionar um bônus mediano em Strength (igual ao de um único Reaver), um bônus razoável em Agility porém dispensável, e um bônus totalmente inútil em Inteligence, além do Frost Atack funcionar como orb effect em heróis meelee e ter um slow inferior ao do próprio Poison Sting. Resumindo não é um bom item para o N’aix.

Linkens Sphere: Um bônus de 15 em todos atributos assim como os adicionais em regeneração de mana e life são totalmente dispensáveis, exceto pelo ganho em força, no entanto esse item não pode ser considerado uma péssima escolha como Eye of Skadi, por que a habilidade de repelir uma skill a cada um minuto pode ser realmente muito útil, visto que poucas magias tem efeitos físicos capazes de afetar o N’aix durante o Rage, mas são skills na sua maioria com efeitos extremamente prolongados, o que pode significar morte garantida, ficar imune a todas as magias convencionais e ainda repelir um eventualefeito físico é realmente muito útil, mas o gasto com esse item é muito alto pra ser recomendado em builds convencionais (custa 100 de gold a mais que Monkey King Bar).

Lothar’s Edge: Confere uma habilidade que é útil para qualquer herói o Wind Walk, que possibilita entradas surpresa nas batalhas e fugas desconcertantes, porem eu desaconselho seu uso com N’aix, pois o dano proporcionado é muito pequeno, além de tudo invariavelmente N’aix é invariavelmente o maior Tank do jogo (unidade que atrai para si o dano) e não um assassino de fator surpresa como Bounty Hunter ou Bone, não que isso signifique que você tenha que obrigatoriamente permanecer na batalha até morrer, mas existem outras opções que agem em melhor sinergia com as características do N’aix, como Black King Bar e em casos extremos Kelens Dagger of Sacape.

Maelstrom: Um item que confere um ganho de dano muito baixo e nenhum ganho em Strength, o Chain Light proporcionado pelo item também não será totalmente utilizado visto que esse é um item para ser terminado early/midd game, e essa é uma etapa de jogo onde você deve se comportar de forma cautelosa priorizando last hits, e pra isso não se pode ficar atacando creeps indefinidamente, pois alem de facilitar os denies adversários faz com que sua creep wave avance e você perca a segurança de sua torre. Além de tudo irá atrasar consideravelmente seus itens prioritários ao invés de agiliza-los.

Manta Style: Tão situacional quanto a Difusal Blade, não lhe proporcionaria grandes bônus além de retirada de status negativos como silêcio (você só tem uma magia oO) e além de tudo as cópias são incapazes de casar slow, e em muitos casos elas atrapalhariam você a golpear o alvo e ele escaparia por perder o efeito do Poison Sting. Feedback não é nem de longe o orb mais funcional para o N’aix, sendo assim na minha opinião esses 5500 gastos com Manta seriam muito mais bem aproveitados com um Monkey King Bar, Reaver + Hyperstone (+150) ou Reaver + Demon Edge (+300).

Mask of Maddness: É um item extremamente situacional, apesar de quando ativado proporcionar um attack speed adicional maior que o da Hyperstone e ainda um bom move speed extra (mesmo que temporários) também faz com que você receba 20% a mais de dano, portanto se o outro time apresentar heróis com altos índices de DPS você estará cavando sua própria sepultura. Já contra times repletos de heróis dependentes de magias e/ou com baixo DPS físico Madness pode ser uma boa pedida principalmente early/midd game. Já o acréscimo de 17% no Life Leech não pode ser considerado uma desvantagem, ainda mais quando aliado a 75% de IAS.

Radiance: Proporciona um ótimo dano, pequena chance de Evase e um efeito continuo de Imolation, porém possui em sua composição o item sem recipe mais caro do jogo (Sacred Relic, 3800), o que não é nada fácil de se juntar jogando com N’aix, além de não aproveitar tão efetivamente o atack speed do N’aix, em termos de maximização de DPS perde para Buriza e Monkey King Bar.

Sange & Yasha (rápido): Não aconselho que você termine o item completo de uma vez, com Sange você terá os mesmos 16 de Strength e chance de causar main (ainda que menor), gastar 3050 apenas para obter o restante dos bônus antes de adquirir outros itens não seria muito inteligente, recomendo que esse item seja terminado por ultimo, ficando apenas com Sange no inventario enquanto for possível.

The Butterfly: Um item extremamente dispendioso, com o segundo componente mais caro (Eagle Horn, 3400), confere ótimos bônus, como 25% de Evasion e conseqüentemente 25% a mais de EHP em relação a dano físico. Os 25 de agilidade alem de atack speed proporcionam um ganho de 3.6 em armor. Como se não bastasse isso ainda proporciona 25 de dano adicionais, se não fosse tão caro e com componentes tão caros (inclusive um recipe de 1400) seria uma ótima pedida, em late game caso você não tenha mais o que fazer e o jogo insistir em prosseguir troque Hyperstone por uma Butterfly.

4] [STT]

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Early game

Essa sem dúvida nenhuma é a etapa primordial para o seu desempenho durante o restante do jogo, essa é uma informação obvia e genérica, mas quando falamos de N’aix ela ganha uma importância muito maior, visto a sua invariável dependência de itens para obter um desempenho razoável e ser útil ao time.

1) Jogando com e contra Observers: Seja extremamente cauteloso em tudo que queira fazer, desde creepar na lane até recorrer a creeps neutros. Se esse fosse um guia de “como ownar com N’aix em public games contra adversários manetas” com certeza dizer que recorrer aos creeps neutros durante seu early seria uma estratégia fantástica e infalível, porém os caminhos utilizados para se chegar até onde ficam os creeps neutros são normalmente os mesmos utilizados para se fazer emboscadas, e por isso ficam constantemente revelados por meio de Observers, portanto seja muito cuidadoso quando for fazer isso, dê preferência a momentos em que todos ou praticamente todos os inimigos possam ser visualizados no minimap, se um ou mais deles se ausentar de maneira suspeita recue e espere seu reaparecimento. Seu time também deve obter Observers para no mínimo evitar emboscadas, principalmente revelando os acessos à sua lane, pois uma investida de 2 ou mais heróis em um N’aix no principio do jogo quase sempre resultará em um Fisrt Blood. Procure colocar as wards em locais onde possa perceber a aproximação dos adversários quando ainda estejam bem longe.

2) Instigando gasto de mana: Isso necessita no mínimo algum conhecimento razoável de todos os heróis do jogo, sobre os custos e efeitos de cada skill, para evitar que o adversário consiga juntar mana suficiente para te matar com um ocasional combo estimule-o a gastar mana de forma ineficiente, muitas vezes ele fará isso sem que você tenha que alterar seu estilo de jogo, mas em muitos casos você terá que parecer um tanto quanto irresponsável.
Faça o seguinte, compre Belts com a galinha, e um ou mais Flasks, leve a galinha até você programando os movimentos e subseqüentes drops de item com auxilio do SHIFT, mas não pegue as Flask, deixe a galinha em um local próximo, de preferência em meio a arvores. Depois disso comece a fazer aquilo que até então era totalmente desaconselhável, tente dar last hits e denies em todos os creeps e ocasionalmente ataque o adversário fazendo um pseudo harass. Isso com certeza provoca um sentimento de “Quem esse N’aix idiota pensa que é?” que faz com que o adversário além de ficar indignado passe a ter uma postura mais agressiva.
Exemplo: Sven level 5, com Storm Bolt level 3, e você com 600 de life aparentemente sem nada para uma regeneração efetiva, se o Sven tiver uma noção razoável de jogo saberá que com 2 Storm Bolts que sua mana permite usar você ficaria numa situação insustentável, com um life extremamente baixo a ponto de sequer poder se aproximar dos creeps por correr o risco de morrer pra uma simples investida, e se continuasse no XP range ao invés de retornar à base a mana do Sven chegaria à 140 muito antes de seu life se reestabelecer, o que resultaria num kill certo. Nessa circunstância ele dificilmente exitaria em fazer harass com gasto de mana, assim que ele o fizer recue para a segurança de sua torre e usa 1 Flask que está na galinha, e para a surpresa do adversário (que agora está sem mana para te nukar) retorne imediatamente para a lane, podendo até competir efetivamente pelos last hits.

3) Dano passivo: É quase certo que seu adversário tente te nukar de todas as formas possíveis, inclusive apenas te atacando, e ele normalmente só parará de te atacar quando você fugir. Portanto essa estratégia é melhor utilizada após você adquirir pelo menos 3 Belts, e consiste em não revidar esses ataques inimigos e muito menos fugir, enquanto ele te atacar ataque os creeps que são unidades com muito menos armor e proporcionarão uma regeneração ativa maior, enquanto ele te atacar será atacado por todos os seus creeps aliados, e você será ignorado por todos os creeps adversários, com 3 Belts você terá HP e dano suficiente para agüentar por muitos segundos, e é provável que o adversário interrompa o ataque devido ao dano que sofrerá, e você poderá recuperar seu HP de forma ativa com Feast. Isso é muito mais eficiente contra heróis meelee e principalmente após fazer com que gastem sua mana, e também quando você maximiza as skills Feast e Anabolic Frenzy.
Obs: Evitar essa estratégia contra creeps com armor alto, como Sven de Tougthness aura + Basilus ou Basilus + Buckler.

4) Tornar-se ativo: Consiste basicamente em uma profunda mudança de postura, que é dividida em 3 partes:

-1°: Parar de adiquirar itens de Strength, isso normalmente acontecerá com 3 Belts + 1 Ogre Axé, mas isso é variável de acordo com os heróis adversários da sua lane, você fará isso quando perceber que tem life suficiente para sobreviver a um eventual combo ou sucessivos nukes, quando tiver dano dano o bastante para regeneração ativa. O dinheiro que você passa a juntar deve ser juntado preferencialmente para itens mais caros, como Demon Edge, pois no early é onde você terá mais “paz” para creepar.

-2°: Começar a disputar efetivamente todos os last hits, e atacar periodicamente o adversário, pois se ele insistir em te atacar fisicamente irá sofrer muito mais sendo massivamente focado pelo creeps, se quiser te nukar com magias estará desperdiçando mana pois em poucos instantes você estará recuperado graças à regeneração ativa e sempre que possível o ataque, isso fará com que seu HP decline gradualmente enquanto você manterá o seu estável, propiciando o tão improvável kill.

-3° Começar a adquirir pontos em Poison Sting. No momento em que você percebe que suprimir seu rendimento não é uma coisa muito fácil para o adversário comece a investir nessa magia, pois o slow proporcionará uma capacidade de nuke muito mais alta devido à continuidade dos ataques, além de ser uma ótima estratégia para auxiliar no gasto de mana, além de é claro possibilitar que você efetivamente mate o adversário.

Midd game

É chegado o momento de ganhar dinheiro efetivamente, com pelo menos os itens de Strength você já será capaz de creepar razoavelmente bem e eventualmente matar algum herói, mas se além disso conseguiu uma Demon Edge ou algo mais isso se torna MUITO mais fácil.

1) Traps: Peça ajuda de seus aliados constantemente para matar o adversário de sua lane, para que você ganhe uma vantagem em relação a gold e XP. É muito importante que o aliado deixe que você mate o herói devido aos bônus de gold que isso propicia assim como priorizar que o N’aix dê os possíveis last hits nas torres em pushs conjuntos.

2) Investidas direcionadas: Se aproxime do adversário SEMPRE priorizando o que tiver menor HP/Armor, isso normalmente acontecerá nos casters como Rastha, Maiden e Enigma, acione Rage e ataque-o até que ele morra, depois avalie sua situação, caso seu time tenha conseguido segurar outro adversário e você tenha life suficiente passe a ataca-lo mesmo sem Rage, pois você contará com auxilio deles, mas em situações onde o life restante é muito baixo não exite em recuar para um local seguro. Isso pode ser feito mesmo que na presença de vários adversários, principalmente quando você contar com ajuda de seus aliados, e você terá a vantagem de poder sair de uma batalha com quase nenhum life e recupera-lo em pouquíssimo tempo graças à regeneração ativa.

3) Recorrendo a neutral creeps de modo seguro: Para isso você gastará apenas com 1 set de Sentry Wards. Coloque-as em pontos que visam revelar Observers adversárias, (algumas vezes para quebra-las será necessária ajuda de algum aliado ranged) para que não tenham conhecimento da sua localização, principalmente nos momentos em que você estiver recorrendo aos neutral com objetivo de recuperar life. Isso além de tudo faz com que os adversários desperdicem dinheiro com outras observers ou mesno gastem com Sentry na tentativa de achar as suas.
Obs: Em caso de um time organizado é preferível que um herói que tenha um bom farm early e que tenha solado seja responsável pelas Sentry devido ao custo.

TP + Rage (ofencivo): É muito comum que aliados sejam perseguidos por inimigos até as torres algumas vezes até passando por elas, nessas situações não exite em usar TP para o mais perto possível e atacar os inimigos que estejam com Life/Mana mais debilitados, normalmente serão os casters/suporters que terão gastado tudo ou quase isso na tentativa de matar seus aliados, esses coincidentemente serão durante todo o jogo seus alvos preferenciais. Você pode também somente usar do Poinson Sting para atrasar o inimigo que efetivamente faz a perseguição salvando o herói aliado.

Late game

Para essa etapa eu gostaria de fazer algumas breves considerações sobre um termo amplamente utilizado no Dota, a palavra Tank. Muita gente tem Tank por definição como sendo um herói com grande capacidade de receber dano, isso pode ser devido ao seu alto HP, armor ou ambos. Agora pense em um Treant Protector com 2 Heart of Tarrasque + 10 armor do Living armor, isso resultaria em um EHP IMENSO, realmente seria um herói que sofreria uma quantidade de dano físico e ou mesmo mágico enorme antes de ter seu HP zerado. Mas você realmente perderia seu tempo o atacando ou gastando suas magias nele?

Ele é um herói que tem uma taxa de DPS ridiculamente baixa, e além do ultimate não representaria nenhum perigo para o time como um todo, então porque fica-lo sendo que ele tem aliados muito mais vulneráveis e potencialmente mais perigosos em confrontos em equipe.
Um bom Tank deve ser um herói que além de ter essa capacidade de receber muito dano deve “atrair” esse dano pra si, e creio que NENHUM herói desempenha tal função melhor que o N’aix, ele não é um herói que se torna inofencivo se ignorado como Treant, ele é um herói que deve ser focado por todos, afim de ser morto antes que acabe por matar os adversários um por um, essa característica da ao time a possibilidade de trabalhar combos e outras estratégias em equipe com extrema facilidade pois todos os adversários estarão visando eliminar você.
Tendo isso em vista não há muito mais o que instruir quanto a estratégias de jogo, pois no late se tudo andou bem você é auto-suficiente como poucos heróis, além de fazer toda diferença nas batalhas em grupo. Então vou me limitar em dar algumas pequenas orientações:

-1°: Evite aquilo que no meu circulo de amigos chamamos de “Síndrome do Balanar”, que é algo que afeta normalmente Balanar, Lycantrope, Bone e N’aix pickers, principalmente quando são iniciantes e viram alguém “ownar” com esses heróis no time adversário.
Não se comporte como se fosse indestrutível, seja cauteloso e inteligente durante todo o jogo, inclusive no final quando a empolgação costuma subir à cabeça.

-2°: Evite andar sozinho o tempo todo, pushar lanes sozinho e principalmente deixar o restante do time pushar sem você, é muito provável que NINGUÉM queira andar ao lado de um farmer de late game como N’aix, mas apesar do seu potencial individualista é nos team battles que você fará realmente a diferença ao anular em poucos instantes os disablers e atraindo todo o dano físico pra você.

-3°: Se o jogo estiver a favor do seu time não fique prolongando-o na expectativa de fazer sua tão sonhada item build de 6 slots, incentive seus companheiros a pushar efetivamente sempre que achar possível, tankando as torres pois instantes depois você estará com o HP completo de novo. Jogos longos nem sempre serão favoráveis a você pois quanto mais aumenta o DPS e o armor dos adversários mais difícil se torna sua sobrevivência e o desempenho da sua função de Tank.

-4° Continue sempre visando os heróis com menor armor e menos life, pois isso potencializa muito sua regeneração ativa, além de atrair todo o dano físico e anular heróis potencialmente destrutivos em equipe.

5] [GAE]

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Nessa sessão serão apontados e explicados os motivos para tais indicações. Mas de forma geral N’aix se dá bem com heróis que tenham um early game muito forte, pois eles conseguem suprir o que na pratica implica em uma etapa inicial do jogo com um componente a menos no time. Muitos desses heróis são nukers massivos em early game, por isso acabam conseguindo segurar o jogo e muitas vezes proteger e auxiliar o N’aix aliado, em sua grande maioria são heróis de inteligência, mas podemos também ter algumas exceções:

Abbadon: Vamos começar com um dos poucos heróis Scourge de força que apresentam a característica de suporter/nuker em early game, conseque proteger o N’aix contra danos de qualquer espécie e eventualmente cura-lo, com magias relativamente baratas e couldown pequenos, além de tudo consegue dividir muito bem com o Lifestealer a função de receber dano, muitas vezes podendo interferir de forma decisiva para salvar seus aliados, além de tudo conseque obter bons índices de DPS e EHP, além de tudo seu Frostmourne acumula com Poison Sting, tornando uma fuga adversária muito difícil.

Nerubian Assassim: Um herói que consegue se dar bem com praticamente qualquer parceiro de lane, graças ao fato de neutralizar os nukers adversários deixando-os sem mana, além de tem um nuke em área com um dano consideravelmente alto e que ainda serve de disable. Exceto pelo fato de ser um herói meelee apresenta um early muito forte e consegue uma boa autonomia de lane, consegue proteger a si e a um N’aix especialmente em situações onde pelo menos um dos heróis adversário na lane também seja meelee.

Venomancer: Outro herói que é considerado por muitos um dos mais chatos de se enfrentar no começo do jogo, consegue intimidar qualquer um que queira fazer uma investida contra seu parceiro de lane, e depois do lvl 6 isso é muito maximizado pois o combo Poison Nova + Shadow Strike em situações em que ele pode ainda atacar sem ser focado é fatal na maioria dos casos. Também consegue evoluir muito rápido no jogo e é provável que no midd game seja mais focado até que o próprio N’aix.

Atropos: Um dos heróis com maior domínio de lane dos Scourge, em situações solo não precisa mais que um mana reg mínimo para se manter indefinidamente na lane, isso com reais possibilidades de harass e kill. Quando dividindo lane com N’aix consegue protege-lo através de harass (hits + Brain Sap) e eventualmente seu disable (Nigthmare). Com certeza é o tipo de inimigo que ninguém deseja enfrentar early game.

Necrolyte: Similarmente ao Atropos desempenha papel de protetor, pois tem um bom dano base, mana pool e um nuke que além de heal para unidades aliadas causa dano full nos adversários. Essa magia apresenta ação em múltiplos alvos em uma determinada AOE além de apresentar um couldown mínimo, isso desanima bastante qualquer um a se aproximar muito dele.

Lich: Um herói que dispensa comentários quanto à sua capacidade de lane control, algumas versões atrás conseguia sem muitas dificuldades segurar 2 heróis adversários no começo o jogo, e apesar das mudanças no Dark Ritual ainda possui indiscutivelmente um dos early game mais fortes do jogo. Pode nukar continuamente seus adversários e seu ultimate intimida muito os adversários a iniciarem uma perseguição a ele ou seu companheiro de lane. Com certeza um dos mais eficientes “protetores” de um N’aix em early game.

Krobelus: Apesar de não apresentar um mana pool tão constante como Lich e ser bem frágil possui um bom range e um nuke em área com custo de mana e cooldown muito baixos, além de uma skill decisiva como silêncio que pode ajudar não somente o N’aix como também todo o resto do time.

Pugna: Desempenha função semelhante aos demais heróis de inteligência já citados mas com 2 diferenciais importantes, primeiramente consegue proteger a si mesmo e aliados contra dano físico por meio do Decripfy, além disso após o lvl 6 pode permanecer indefinidamente na lane com seu ultimate,além do que suas magias são muito baratas e com baixíssimos couldowns, isso aliado à maior mana pool natural do jogo. Além do mais sua ward faz qualquer um pensar duas vezes antes de usar qualquer magia perto dele. Consegue ainda fazer harass apenas atacando os adversários devido ao altíssimo dano base e seu gradual crescimento.

VolJin e Warlock: Também podem ser bons aliados no começo do jogo devido à capacidade de harass e heal que apresentam, o que pode fazer toda diferença para uma constante permanência tanto deles quanto de seus aliados na lane durante longos períodos.

Inimigos que devem ser preferivelmente evitados early game

Herois que tem grande potencial de nuke/hasrass em early game como Vengeful Spirit, Maiden, Zeus, Chen, Jakiro e outros: O fato de serem rangeds, terem danos base muito maiores que o seu, além de conseguirem causar grandes quantidades de dano instantaneamente com poucas quantidades de mana os fazem temíveis adversários, Ironicamente são seus principais alvos após uma razoável evolução nas suas skills e itens.
Caso você tenha suporte de algum aliado que consiga intimida-los e protege-lo é possível que você permaneça na lane, mas em situações de solo trocar de lane seria de extrema importância.

Sven: Altíssimos dano base e HP iniciais, um nuke/disable muito efetivo e com alto dano, custo de mana fixo em todos os lvls. Consegue aumentar passivamente seu EHP com Toughness aura, e ainda aumentar monstruosamente seu dano a partir do lvl 6. Definitivamente um herói contra o qual você terá muitas dificuldades não somente de competir pelos creeps como também de permanecer vivo perto dele. Mesmo em team battles é um heróis que não deve ser prioritariamente focado, porque além de um altíssimo EHP apresenta um índice de DPS enorme, sempre ignore-o quando possível e se direcione aos heróis mais frágeis.

Davion: Apresenta basicamente as mesmas características do Sven, porem possui uma skill que além de muito armor lhe proporciona uma regeneração de HP passiva muito alta, o que inviabiliza qualquer tentativa de harass e o permite atrair muito dano sem por em riscos sua vida. Comporte-se da mesma forma que se comportaria contra um Sven, e sempre que possível evite ficar na mesma lane solando contra ele.

Tiny: Altíssimo poder de harass, quase impossível competir com ele pelos creeps, uma skill passiva que em midd/late pode dificultar muito que você o ataque, além de um combo que pode causar quantidades de dano enormes por apenas 240 de mana. Provavelmente um dos heróis meelee mais perigosos em early game.

Centauro: Além de dano base e EHP muito superiores aos seus no principio do jogo ainda possui um nuke/disable em área de baixíssimo custo de mana e couldown, além do que se iniciar o jogo com a skill Return praticamente invibializa por completo qualquer tentativa de harass. Se não fosse bastante com algum(s) itens de regeneração passiva consegue spammar Stomp/Dubble Edge e praticamente te obrigar a recuar ate a fonte ou gastar todo seu dinheiro em Flasks.

6] Considerações finais

Espero ter elucidado um pouco a maioria dos leitores do guia quanto à não total inutilidade desse herói em jogos com players de bom nível. E caso você e seu time consigam administrar o jogo segundo as recomendações do guia a ponto de extender o jogo e paralelamente proteger/ajudar o N’aix com certeza contarão com um diferencial muito considerável. Quem nunca presenciou ou escreveu menssagens como “Vamo todo mundo no N’aix porra! Se agente mata ele ganha o jogo!”. É muito interessante como um potencial first blood ambulante pode se transformar em uma peça chave na vitória de um time, e caso você ainda assim não cogitar a hipótese de pickar N’aix em um game qualquer que seja ele pelo menos pode ter aprendido algumas formas de se comportar com ele caso não queira repicka-lo.
Na pior das hipóteses jogar com N’aix pode te fazer aprender muito a lidar com desvantagens e jogar defenciva e pacientemente.
Espero que o guia tenha sido de alguma utilidade.

Sobre Luna

Webdesigner, marketeira, designer e apaixonada por Marketing Digital.

Publicado em 29/09/2007, em Guias Scourge. Adicione o link aos favoritos. 12 Comentários.

  1. òtimo guia do naix quase todos sabem que ele é o pior personagem do jogo, mais se saber jogar e fazer estrátégias com ele, usar itens que se adapete perfeitamente pode ser tornar no melhor do jogo. Estou treinando muito agora de Naix com essas dicas agora não vou me levar a mal. ^^

  2. Bom…non existe Heros Ruins Em Dota…depende da pessoa e o hero que ela se identifica =]
    Nayx antigo era 1 personagem forte late game…
    Mas agora com a atualização do nayx…com 1 meio de fuga Complikado mas muito Eficaz..se tornou 1 hero Força Counter de quase todos os heros forças do game =] se tem alta vida..naix eh hero counter =]

  3. tá meio desatualizada MKB totalmente diferente…

  4. Podia atualizar Luna…
    Nai’x já melhorou bastante.

  5. Meo,tipo ta tri bom eu achei mas a luna pudia da uma atualizada e tambem coloca umas imagens no Nai’x tipo dos heroes aliados e pa.

  6. guia bouaa!!!!

    mas ta mei desatualizado!
    =P

    =D

  7. mtu bom o guia , ( tenk atualizar ele) mais o tamanho do guia é otimo queria ver guias assim no Site otima qualidade

  8. VCS PODIAM FAZER GUIA DA SPECTRE,MERCURIAL TO KERENDO AS BUILD E SABER COMO JOGAR COM ELA;……VLW AEW

  9. atualiza esse guia por favor, sempre gostei de naix, mas agora parece que ele ficou ruim UAHAUHAUHAUHA.
    ou eu que to nubando com ele.
    atualiza o guia, ele mudou muito.

  10. Eta,ta mto desatualizad maluco😄
    ele realmente mudou muito as skill.

    vlw

  11. guiandrade

    de tanto q o povo in house chingava o naix, eles resolveram tentar da uma atualizada nele, mas acho q num adiantou muito n

  12. NAIX ta imba agora.

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