[Guia] Raigor Stonehoof, the Earthshaker

por spacegh0st

Hero MUITO útil ao time se bem jogado, tem skills bem únicas que podem ser usadas de vários jeitos. Mesmo por ser caster, ele não fica inútil late game se vc fazer uma build adequada e além do mais, late game = MUITOS CREEPS SPAWNANDO e muitos creeps spawnando = Echo Slam PODEROSO.

Outra coisa importante de ser mencionada é que o Earthshaker é um CASTER e não pancadeiro. Não importa se ele é STR, ele ainda é caster, no máximo ele vai virar um tanker late-game, mas dmg dealer NÃO.

1. Stats

Raigor Stonehoof - The Earthshaker Range: 128 | Move Speed: 290
Primary: STR
Str: 22 + 2.5 | Agi: 12 + 1.4 | Int: 16 + 1.8
Damage: 46 – 56 | HP: 568 | Mana: 208
HP Regen: 0.9 | Mana Regen: 0.65
Attack Speed: 1.5 | Armor: 2

2. Skills

Fissure Fissure (F)
Golpeia o chão com o poderoso totem de Raigor. Causando uma fissura em torno de 1000 de range, que dá dano e stun nos oponentes e deixa uma trilha impossível de se ultrapassar por 8 desgundos.

Level 1 – 125 dano – 1 segundo stun.
Level 2 – 175 dano – 1.25 segundo stun.
Level 3 – 225 dano – 1,5 segundo stun.
Level 4 – 275 dano – 1.75 segundo stun.
Custo em Mana: 125/ 140/ 155/ 170
Cooldown: 15

Comentário: Skill fantástica essa, pode ser usada de muitos jeitos, pode só atrapalhar ou pode fazer toda a diferença pro seu time ownar… fissure não é só um stun com range altíssima, não tenha a mente tão fechada assim. Pode ser usada pra travar entradas da sua base e atrasar um push por alguns segundos, pode ser usada pra prender adversários em cantos, pode bloquear a passagem de inimigos pra salvar você mesmo ou seu amigo, até na lane você pode encurralar adversários quando domina a skill, o leque de opções é bem grande, treine ela caso você queira ser um bom Earthshaker.

Enchant Totem Enchant Totem (E)
Fortalece o totem que fica nas costas de Raigor, fazendo com que ele dê dano extra no ataque seguinte.

Level 1 – 50% dano aumentado.
Level 2 – 100% dano aumentado
Level 3 – 150% dano aumentado
Level 4 – 200% dano aumentado
Custo em Mana: 50
Cooldown: 8

Comentário: Te dá um bonus de 200% no dano e tem total sinergia c/ a 3ª skill… muito boa mesmo.

Aftershock Aftershock (A)
Ao lançar uma magia, Raigor faz a terra tremer ao seu redor, gerando dano adicional e Stunando.

Level 1 – 25 dano, .3 second stun.
Level 2 – 45 dano, .7 second stun.
Level 3 – 75 dano, 1.2 second stun.
Level 4 – 115 dano, 1.5 second stun.
Mana Cost: N/A
Cooldown: N/A

Comentário: Sinergia c/ todas as outras skills do raigor, até fissure e ult, embora alguns pensem que é só pra Enchant Totem. Quando você usa fissure colado no adversário aftershock ativa e tu tira um dano extra… quando dá ult ela ativa e stuna quem tá por perto, ótima skill.

Echo Slam Echo Slam (C)
Raigor emana ondas de choque pelo chão, gerando dano que ricocheteia nos alvos proximos gerando dano extra.

Level 1 – 200 dano inicial, 35 de dano por eco.
Level 2 – 275 dano inicial, 45 de dano por eco.
Level 3 – 350 dano inicial, 65 de dano por eco.
Custo em Mana: 145/ 205/ 265
Cooldown: 80/ 70/ 60

Comentário: MUITO útil! Tanto quando seu time está pushando quando na hora de receber push. Quem ler a descrição da skill logo saca de cara que ela é pra ser usada na hora do pagodão, com o máximo de unidades inimigas por perto… Quando seu time tem Earthshaker, evite arrumar pancadaria ao redor do mapa, busque sempre brigar nas lanes, é lá que o Earthshaker tem mais potencial. Esse ult NECESSITA DAGGER. Ninguém em sã consciência vai deixar um Earthshaker se aproximar pra dar ult. Estamos falando de jogos sérios c/ players bons.

3. Skill Build

1 Fissure
2 Stats
3 Fissure
4 Stats
5 Fissure
6 Ult (se ver que não vai precisar de Ult, não gaste ponto nele ainda, upe stats e deixe ult pro lvl 8 ou 10)
7 Fissure
8 Stats
9 Aftershock
10 Enchant Totem
11 Ult
12 Aftershock
13 Totem
14 Aftershock
15 Aftershock
16 Ult
17 Enchant Totem
18 Enchant Totem
19 Enchant Totem
20-25 Stats

Comentário: Early game o melhor é upar fissure e status, só isso. Você precisa de mana e hp, não compensa upar aftershock e enchant totem no início, pois o dano do Totem é ridículo early game e você não entrará em combate pra poder usar Totem + Aftershock no início do jogo. Antes ter + HP e Mana pra spammar fissure e tankar um pouco do que não ter mana, ter pouco hp e ter skills inúteis que não servirão de nada (novamente, me refiro a um jogo c/ players bons, CF ou campeonato, em pub até Dagon é útil).

4. Item Build

Early Game

Saia da base c/ tangos e branches…

View Details for Ancient Tango of EssifationView Details for Ironwood BranchView Details for Boots of Speed

Compre uma uma Bottle se possível (sério é bem útil pro ES, porém só se comprada bem early).

View Details for Empty Bottle

Mid Game

Depois disso, junte gold para arcane ring e então faça o mais rápido possível DAGGER. O item + essencial pro ES é dagger. Faça no máximo uma bota e 2 nulls ou bracers antes de arcane e dagger, fique creepando o início do jogo todo até comprar.

View Details for Arcane RingView Details for Kelens Dagger of Escape

Late Game

Depois de dagger, o build varia de jogo pra jogo.

Recomendações:
View Details for Linken`s SphereLinken’s Sphere: ÓTIMO pro ES. Muita mana e HP regen, spell negation (que SEMPRE é útil) e ajuda a tankar, faça em 90% dos casos.

View Details for VanguardVanguard: ajuda a tankar e é 100% necessário late game, quando uma morte pode significar game over.

View Details for Boots of TravelTravels: enfim qualquer herói precisa de travels, movespeed e teleport são necessários e o ES não foge à regra, mas não compensa comprar MUITO cedo, depois de Linken’s é o ideal.

View Details for Heart of TarrasqueHeart Of Tarrasque: depois de ter Dagger, Linken’s, Travels e Aegis só consigo pensar em Tarrasque mesmo. A idéia aí é pra ser tanker mesmo.

View Details for Guinsoo`s Scythe of VyseGuinsoo: se o time precisar de disables, faça guinsoo no lugar de Linken’s. É bom pro ES já que ele gasta muita mana e é útil pro time em geral.

5. Como se portar na lane

  • Estamos imaginando uma situação real de CF 5×5. Você deve ir top ou bottom, acompanhado.
  • Jogue recuado, faça só last hit.
  • Use fissure com inteligência, procure usar ele na diagonal pra prender um adversário.

6. Bons aliados na Lane

View Details for EzalorKeeper of The Light: voltou a ficar sinistro a partir da 6.43b, chakra garante mana infinita pra nukar à vontade com fissure, com certeza um dos melhores combos de lane, ainda mais que fissure ajuda a acertar o illuminate e tira um dano enorme.

View Details for Rylai CrestfallCrystal Maiden: CM é ótima na lane junto qualquer hero, e o frostbite dela te dá tempo de se posicionar e dar fissure pra prender o adversário, muito bom mesmo.

View Details for RhastaRhasta: ótimo também pra prender o adversario e dar tempo pra você se posicionar pro fissure. Bom também fissure + mass wards (rhasta dá mass wards no adversário stunado de modo que ele fique preso no meio das wards).

View Details for Shendelzare SilkwoodVengeful: stuner e tal, e tem o swap + echo slam que é bem efetivo.

7. Como se portar nas horas de luta

Bom aí chega o ponto crucial do ES, que é a hora do pagode.

Fique recuado, c/ dagger e ult prontos, esperando a hora certa de blinkar lá no meio dos adversários e ativar o ult. Geralmente a melhor hora é quando por algum descuido estão todos bem juntos, isso é MUITO raro acontecer, mas se acontecer, aproveite a chance. É bom haver creeps por perto também, não precisam estar “grudados” nos heros, o range do ult é alto.

Pra quem não entendeu, quando o ES usa o ult, ele “bate e volta”, cada unidade que recebeu ult reflete dano pra todas outras unidades que estão por perto, é chamado de “echo damage”, chega a ser 65 de dano por unidade no lvl 3 do ult, logo, com 10 unidades (digamos 4 heros e 6 creeps) teremos um acréscimo de 650 de dano aos 350 iniciais. 1000 de dano instantâneo, e você ainda tem o fissure e enchant totem pra focar um ou dois heros.

Lembre-se que o ES não mata sozinho! ele tira + ou – metade de vida dos adversários, talvez mata se o ult for bem aplicado e o herói adversário for muito papel (tipo um pugna ou uma krobelus sem itens), mas logo após o ult acabar ele será focado, se o seu time inteiro não vier logo atrás pra finalizar os outros heros, você morre e eles fogem. ES sem time = ES inútil.

Mais detalhadamente, voltando ao “como usar o ult”, se os heros adversários manterem uma distância boa entre um e outro, de modo que o ult não pegue nem 3 deles c/ alguns creeps, espere mais um pouco, se seu time estiver SEGURANDO o push, uma hora eles terão que se juntar pra tentar entrar na base, caso contrário, continue afastado. Quando tentarem de fato entrar na base, blink + ult neles.

Uma Venge no seu time ajuda muito, ela vai fazer todos se reunirem quando ela der swap em algum inimigo.

Você deve também blinkar EXATAMENTE EM CIMA ou até um pouco nas COSTAS do herói deles que estiver mais recuado entre os alvos. A não ser que tenha um herói MUITO recuado mesmo, daí esqueça ele, foque os que estão mais agrupados, mas blinke na cara de um herói ou um pouco nas costas desse herói, o dano pega em todos de qualquer jeito, e o fato de vc estar nas costas deles vão fazer ou eles gastarem várias magias direto em você (tipo carrion swarm, nether blast, frost nova, silence, shadow strike) enquanto o seu time sai imune OU eles não te focam tanto e você fica batendo em quem puder, sem esquecer de usar fissure (cuidado pra não atrapalhar o time ou prender passagens importantes) e Enchant Totem.

Sobre Luna

Webdesigner, marketeira, designer e apaixonada por Marketing Digital.

Publicado em 19/01/2008, em Guias, Guias Sentinel e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 17 Comentários.

  1. O cenário do DotA brasileiro atual encontra-se em declínio. Depois de já ter apresentado clans expressivos e de algum reconhecimento internacional como: ReV, HoS e DeN, hoje em dia com o desmanche destes e a grande quantidade de tops brasileiros parando de jogar influenciaram diretamente a queda da nossa cena. Outros exemplos, como o organizador da maior competição nacional de DotA (a LND: Liga Nacional de Dota), C0mitti, ter abandonado a competição, e o fundador da IHBR (a Liga In-House Brasileira), Spacegh0st, também ter desistido do projeto contribuíram no processo.

    o.0 tu és famoso hein? ta no wikipedia =/

    Sobre o guia, parabens hein cara, ficou jóia

  2. Next-|-Killer

    quem é o kara dono desse site parabens por isso ai so nao fica impolgado com a fama xD

  3. Achei o guia mtu bom , eu gosto mtu do ES mais acho que a Skill Fissure tenk ser usa tb como se fosse o hook do pudge

    Obs: você fica no mato esperando o kra dar mole manda fissure teu time chega e puf moreu..

    ou mandar o Fissure e sair do lugar para outros pensarem que você errou a Skill e ainda ta ali..

  4. [v-3]-nishaos-

    como um bom aliado vc pode botar tb o Magnus ,eh um bom ajudante no EG , se Magnuz ultar e o ES tb huahua tk (trillple kill.

  5. Gostei da introdução (perfeita aliás) e também concordo com sua build de stats (embora não faço uso dela), só que descordo da sua build de itens, pontos que não gostei:
    – priorizar boots
    – vanguard, não acho item bom pra tankar, não colocaria como opçãom, tarras > vanguard
    – guinsoo, você é caster, mas guinsoo… não exagere, Refresher muito melhor, seu ult detona, se usar 2x (nao na mesma hora claro) vai ajudar muito, alem de 40 de dano + hp/mana rege excelentes
    Bom tuto…

  6. (GOD)Pessonha

    lol vey…
    podia ter feito bem melhor….
    stone tem outars funçoes para os proos..

  7. Primeiramente, ótimo guia cara, parabéns.
    Mas como já foi dito alguns posts a cima, eu não gosto muito de um ES tanker, eu optaria pela opção caster.
    E outro ponto que eu costumo fazer diferente do seu ES é upar o fissure no early apenas um level, só pra prender/bloquear passada mesmo, prefiro priorizar o aftershock, dá um bom dano se usado corretamente com o totem e o fissure no early.
    Mas no geral, bom tuto.😀

  8. axei bacana as dicas so ki nem fudendo ki eu ponho status pra ele….axei essa parte lokura O.o

  9. dps da arcani e dagger é travel e refresh claro

    a guia ta perfeita

    so isso q vc viajo itens dps da arcani e dagger

  10. dellacloud

    Galera, Refresher? pelamor, refresher é a ultima coisa a fazer com Rigor.. “Vo ulta 2x, GG mano! =B”

    Vai la campeao, usa refresh e fica sem mana pro ulti hauhauaa

    Fora que o segundo ulti não vai fazer tanto estrago pq vai ter bem menos creeps envolta.

    E a nova guinsoo dando mais stats ta realmente muito boa para o rigor.

    E só pra esclarecer, esse site não é do Luna- (jogador do DeN) é DA Luna, uma garota.

  11. guiandrade

    gosto muito do tauren, e do guia tbm.
    a unica opnião q deixo é uso o bkb q acho muito util no late dependendo do jogo, pois existem magias de silence q a linken’s não anula.

    quem sabe jogar contra ele, espera ele pular no meio da confusão pra soltar silence nele…. aí ja viu né! virou paçoca o shaker no meio da sapucaí

    por isso gosto de avatar+blink+ult=triple kill! (até parece, tem gente q acha q o tauren de ult é igual rambo), ES sem time não adianta nada

    em jogos de 2 hrs+ gosto de refresh pra ele, mas bem no late.. fechar travel e partir pra refresh! oO isso é idiotice. quando for usar a orb (300 de mana foi pro saco, quase dois fissure!!!!) vai ver q tem todos spells ready mas nenhum sai por causa q a mana tá em falta

    e o negocio da refresh luna, a de cima aí, (^.^) num é só pra ult, serve pra dar combo de stun ex.:
    -pulou com avatar, no meio de 2 no mínino
    -ultou stun 1.5s
    -enchant stun 1.5s
    -posicionou bem
    -fissure stun 1.75s e travou 2 que estavam com stun -desde o começo
    -refresh
    -fisure nos outros q estavam afastado do tanker
    -enchant nos que vc stunou primeiro
    e guarda o ult pro promximo push e o avatar acaba com vc recuado já. tá bom eu sei… falar é facil. xP

    assim q gosto de brincar com ES, a refresh tem importância no segundo fissure q anula os papelote q ficam lá no fundo, enquanto o time investe nos tanker q ficaram travados 3seg por stun, mais 8 da barreira.

    —————————
    otra coisa q achei divertida pro tauren foi mandar um shiva’s no mid game depois da blink dagger.
    pra quem tá aprendendo a jogar, o shivas ajuda a fechar os itens mais rapidos, pq vc farma muito com fissure + shivas, leva todos os creeps num tapa e fica mais facil de acertar um belo fissure, usar shiva’s logo apos o ult tbm é bom q vc consegue ver com mais clareza onde o povo tá e num ficar errando stun
    mas aos player experientes, desconsiderem pois não é tão util assim. mas é divertido experimentem xP
    ————————————–
    peagah.. eu acho essencial fissure lvl maximo o mais rapido possivel… pq vc vira shaker chato, do tipo nuker q não deixa os otros feedarem na sua lane
    mais pra isso tem q ter stats, skill build perfeita do guia (minha opnião)

    vlws aí, desculpe por ocupar meia página
    xP

  12. topico mto bom mesmo!!

    mas vc esqueceu de um aliado PERFEITO pra ele!!

    q eh o LICH!

    exemplo: o earth blin, ult, enchant, fossure e dale uma porrada em alguem!nissu so o earth levou todus os creeps e concerteza so tem heroi entaum eh so o lich slow e ult….pronto na certa triple kill!! nem heroi de força sobrevivi a esse combo com o lich de cetraum!!

    vlw ai…mas bom topico

  13. Gostei muito do guia do ES !!! Como ele msm disse dagger é essencial para o Tauren mas eu discordo de uma coisa !!!! no lugar da linquens eu faria Uma (Battle Fury) so pra dar um regem de mana ou uma (Soul Booster) para acrescentar Mais Mana e no lugar da Vanguard eu colocaria uma (Refresh Orb) para usar o combo 2 vezes q chega a matar um time completo como ja fiz em CF … Lembrandu q tem q ter mt velocidade nas mãos para fazer o combo com REFRESH … Mas se conseguir fazer e Quadriple ou Quintuple kill na certa como eu ja fiz em CF’S Pela GG!!! Fora issu O Topico ta mt bom !!! qualquer coisa add ae !!! Nick na gg = Cacetudo Clã na GG = [BaH]!!!

    Abraços !! Fiko mt bom o tópico !!!

  14. Major Steelbone

    aew o site ta muito bom…goistei da explicação do ES….jogo direto com ele ja cheguei a matar kras lv 1 so no trap com fisure…

  15. Guia ótimo, vou experimentar colocar stats no inicio…

    Outro companheiro de lane foda pro ES é o Yurnero.

    Dois combos:

    1- Fissure fecha o caminho e Yurnero manda o Blade Fury.

    2- O mais sinistro. ES pula no meio do pagode e ulta, limpando todas as creeps e deixando os heroes com meia vida. Entao Yurnero vem passa o rodo com seu ult. (Limpa e passa a régua)

    Com a Luna dá no mesmo. Owna!

  16. ou na boa seu tutorial ta bom mais acho q ta faltando refresh orb

  17. na boa o topico ta perfeito

    refresher pro ES ateh compensa se vc pensa em 2 fissure e 2 enchant totem mais dois ult nem pensa vc nunca vai te mana pra isso tudo….

    build muito boa eesa do tutorial…mas prefiro

    Boot of Travel
    Tarrasque
    Linken
    Dagger
    Shiva’s
    Arcane

    sei q eh foda faze isso td mais se num consegui a shivas poe cleave e nu lugar du tarrasque poe vanguard(se teu time tive perdendo vc nunca consegue fz nada…)

    e bem lembrado ES sem time = morte

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: